Uma louca idéia que deu certo

No dia em que o Oswaldo Daniel e o Prof. Bramante me procuraram para combinarmos qual presente poderíamos dar para o querido Professor Marins, nosso Luizinho, nos seus 50 anos de idade e foi sugerida a Fundação LAMF, confesso que minha primeira reação foi exclamar: Vocês estão loucos? Uma Fundação cuja meta proposta era dotar todas as Escolas de Sorocaba de um laboratório de Informática! Onde conseguir tantos micros? Como interagir com os Diretores das Escolas? Onde conseguir tanto dinheiro? Como dar suporte e assessoria para a manutenção desses laboratórios? Todas essas perguntas não tinham respostas claras em minha cabeça. Imaginem alguém acostumado a equacionar e resolver problemas tendo que se acostumar com a idéia que no futuro teríamos que montar laboratórios em escolas, sem saber quantas eram, quantos alunos seriam atendidos e qual a receptividade da Fundação nos meios escolares. Esse presente estava muito parecido com o Cavalo de Tróia.

Hoje, no 54º aniversário do Luizinho, vendo que a Fundação LAMF alcançou todos os seus objetivos, ou seja, todas as Escolas de Sorocaba tem seu laboratório de Informática (nós, da Fundação, ficamos responsáveis pelas Escolas Estaduais de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Elas são 31!) fico admirado da força de vontade e da determinação de nossa gente sorocabana. O sonho que parecia impossível está concretizado em tempo recorde, em meu entender. E este sonho é fantástico e emocionante: assistir crianças que, com certeza não teriam condições de acesso à informática, demonstrando a maior intimidade com os micro computadores.

Então hoje, como Presidente do Conselho da Fundação LAMF, só quero agradecer. Obrigado aos voluntários, aos doadores, pessoas físicas e jurídicas, conselheiros, Diretores, imprensa, Dirigentes da Educação Estadual, Secretaria de Educação e Cultura municipal, Diretores das Escolas, comunidades envolvidas nesta maravilhosa empreitada. Um especial agradecimento à família Luiz A. Marins Filho. Muito obrigado, em nome das nossas crianças que por vontade de vocês não são mais cidadãos de 2ª classe.

Agora essas crianças podem, de fato, exercer a cidadania, a que tem direito. Missão cumprida! Cumprida? Não! Vamos partir para outra proposta, ainda mais ousada: vamos difundir o conhecimento que ainda hoje, em nosso Brasil, é propriedade de poucos privilegiados em nossas comunidades. Nós contamos com todos vocês para mais esta meta. Agora acho que nada pode deter a Fundação Luiz Almeida Marins Filho. Com o apoio de vocês, literalmente, nada é impossível.

Mário Biazzi
Membro instituidor da Fundação Luiz Almeida Marins Filho
(Escrito em 21 de setembro de 2004)