Ensinando a Aprender - Aprendizagem e auto-estima

Auto-estima é o conceito que temos de nós próprios.

Uma pessoa com baixa auto-estima acha-se incapaz de enfrentar os desafios que o mundo lhe oferece. Ela se acha, de antemão, uma perdedora, uma derrotada. Vendo-se a si própria dessa forma, ela nem sequer tenta conseguir o que deseja. Ela desiste antes mesmo de começar.

Pessoas com elevada auto-estima acreditam na sua capacidade de vencer obstáculos, embora saiba das dificuldades que poderá enfrentar. Elas tentam, elas experimentam, elas caem mas encontram energia para se levantar.
Aprender exige um esforço de vontade. Exige dedicação e disciplina.

Assim, uma pessoa com baixa auto-estima dificilmente conseguirá empreender esse necessário esforço porque se acha incapaz de aprender, incapaz de se esforçar o suficiente para vencer os naturais obstáculos do desconhecido.

Assim, uma das principais missões de um professor é resgatar a auto-estima de seus alunos.
Resgatar a auto-estima é fazer com que o aluno acredite na sua capacidade de aprender; na sua capacidade de enfrentar desafios; na sua capacidade de se esforçar e se disciplinar para a aprendizagem do novo.

E isso se consegue reforçando os pontos fortes dos alunos, elogiando cada acerto, valorizando o esforço, dosando cuidadosamente os obstáculo que ele terá que enfrentar para aprender e, principalmente, oferecendo o prestígio do afeto a cada vez que o aluno dá um passo vencedor.

Sentindo-se capaz e vitorioso, o aluno elevará sua auto-estima num círculo virtuoso que o fará perder o medo de aprender.
E elevando a auto-estima dos alunos, você, como professor, verá sua auto-estima profissional também crescer. Acredite!