A MATEMÁTICA E O XADREZ
A MATEMÁTICA E O XADREZ
Professor Mário BiazziPresidente da Diretoria Executiva da Fundação LAMF
O xadrez é um jogo que se desenvolve num tabuleiro de 64 casas, 32 brancas e 32 pretas, alternadas. São dois adversários, cada um com seu conjunto de peças. Um dos jogadores jogará com as peças brancas e o outro com as peças pretas. Cada um dos conjuntos tem 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 dama e 1 rei. Esse é o exército de cada jogador. O objetivo do jogo é capturar o rei adversário. Sempre o primeiro lance é dado pelo jogador que está com as peças brancas. Daí as brancas tem a primazia de escolher a ABERTURA a ser jogada enquanto às pretas só resta escolher a DEFESA contra a abertura proposta. Só para darmos um pequeno exemplo, as brancas podem escolher o primeiro lance entre 20 possibilidades. Ao longo do jogo para cada jogada temos dezenas de alternativas. Está exatamente aí a beleza do jogo, este é o grande atrativo. Descobrir qual é o melhor lance da posição. Ver a sequência de lances para cada resposta dada.
Esta visão da posição, esta capacidade de análise, a percepção das próximas sequências de lances faz o xadrez ficar próximo da matemática. O pensamento lógico, o raciocínio rápido são armas fundamentais para o xadrez e para a matemática. Ao escolher uma abertura o jogador já sabe, por exemplo, que ele vai atacar na ala do rei, cuidar para ter maioria no centro do tabuleiro, colocando suas peças adequadamente para que tudo isso ocorra. Ao demonstrar um teorema da matemática, o estudante deve ter clareza das hipóteses apresentadas e qual o caminho para se chegar à tese. A matemática é a ciência do pensamento. Não depende de nada, a não ser o pensar e o xadrez é o jogo do pensamento. Muita reflexão é o que o jogo de xadrez exige de seus jogadores. Muita reflexão é o que a matemática exige de seus estudantes. Estudei na faculdade de matemática da USP (Universidade de São Paulo) por 5 anos e nossa faculdade ganhou todos os 5 campeonatos anuais universitários de xadrez, da FUPE (Federação de Esportes Universitários) nesse período. Coincidência? Eu não acho, acredito muito mais em afinidades.
Quando fui lecionar em Mairinque, no Colégio Altina de Oliveira, dava as aulas de matemática às tardes. Pois pelas manhãs, no clube, fazíamos reforço do conteúdo e aulas de xadrez. A escola naquele período conseguiu ganhar as Olimpíadas de Matemática da região de Sorocaba, em todas as séries que se inscreveu. Um dos meninos, Chiquinho, acabou jogando na equipe de xadrez do município, com grande sucesso. A matemática e o xadrez têm muita coisa em comum, basicamente a necessidade de estudar muito, por isso tenho a convicção que o estudante que se ligar no xadrez muito provavelmente se dedicará mais à matemática.
Há alguns anos fui ensinar xadrez para os meninos que se tratavam no Hospital GEPACI, em Sorocaba. Foi uma experiência muito gratificante até porque um dos meninos que participava do curso me disse “Sabe o que vou ser quando crescer? Enxadrista”. Ele se empolgou com o jogo, mesmo estando se tratando de uma doença grave! Sou, até hoje, enxadrista menor, mas com entusiasmo afirmo que xadrez pode ajudar, e muito, no aprendizado da matemática.
Para encerrar, a história do inventor do xadrez. Diz a lenda que o rei, com alguma idade estava já saturado pelo sucesso. Havia ganho todas as batalhas, tinha uma família feliz, mas não tinha mais motivação para continuar. Resolveu premiar quem conseguisse tirá-lo dessa angustiante situação. Foi aí que surgiu o sábio, Sessa, inventor do xadrez que ensinou o rei a jogar. O rei ficou encantado com o jogo e disse a Sessa, peça o que quiser que será atendido. O jovem pediu o seguinte: “como prêmio, vou querer apenas que se coloque um grão de milho na primeira casa do tabuleiro de xadrez, 2 na casa seguinte, 4 na próxima casa (terceira) e assim, dobrando, sucessivamente, até a 64ª casa. Você quer apenas isso? Foi a pergunta do rei. Só que o rei não conseguiu pagar a promessa!
Veja quantos grãos de milho são necessários para pagar o jovem inventor do xadrez!
Matemática e xadrez se entrelaçando mais uma vez!