A importância do foco em todas as atividades

A Caçada do EMU
Luiz Marins

Um certo dia os aborígines australianos da Ilha de Bathurst, com quem convivi quando estudei antropologia na Austrália nos idos de 1972, me convidaram para uma caçada de Emu (emu é uma espécie de avestruz, ou ema que existe naquela parte do mundo).
Durante uma caçada, cada caçador tem um papel a cumprir. Uns olham as condições de vento para lançar os bumerangues, outros cuidam das lanças. A mim, deram a incumbência de encontrar as pegadas de emu. Ao encontrar alguma pegada de emu, eu deveria chamar os caçadores. Pela análise das pegadas, os aborígines sabem exatamente onde está o animal.

Eu ia à frente do grupo. De repente encontrei umas pegadas. Eram na verdade de canguru. Chamei a todos. Eles vieram, viram que as pegadas não eram de emu e sim de canguru e me disseram: - Essas pegadas são de canguru! Eu disse: - De fato, são. Mas canguru não é mais gostoso que emu? Eles responderam: - Sim, é. Mas nós estamos caçando EMU e não canguru! E se distanciavam novamente de mim.

Mais um pouco e eu encontrei outras pegadas. Sabia que não eram de emu, mas mesmo assim chamei os caçadores. Eles disseram: - Essas pegadas são de wallaby! (um pequeno canguru). Eu disse: - Mas wallaby não é mais gostoso que emu e até mais gostoso que canguru? Sim, responderam eles, mas nós estamos caçando emu e não wallabies ou cangurus. Outro dia voltaremos para caçar cangurus ou wallabies. Hoje estamos caçando emu!

Na quarta vez que parei a caçada e as pegadas não eram de emu, eles me disseram com certa impaciência:
- Nós estamos caçando EMU! Fizemos a dança do EMU, trouxemos os bumerangues de EMU, as lanças para EMU. Se você parar a caçada cada vez que encontrar qualquer pegada, nós não vamos caçar nem emu, nem canguru, nem wallabies! Outro dia nós voltaremos para caçar cangurus ou wallabies. Hoje estamos caçando EMU!

Foi então que eu aprendi a razão pela qual todo primitivo vai caçar e volta com a caça rapidamente. Eles sabem exatamente o que estão caçando e não se desviam do foco
Acredite. O foco é, sem dúvida, um dos principais fatores de sucesso de pessoas e empresas.
E você? Qual é o seu EMU?

Pense nisso. Tenha Foco. Sucesso!